ACADEMICOS DA ROCINHA HISTORIA

NOSSA HISTORIA

EM 30 DE MARÇO DE 1988

o Inicio de uma história…

A Escola, fundada em 30 de março de 1988, resultou da fusão de três blocos carnavalescos da comunidade: o Sangue Jovem, o Império da Gávea e o Unidos da Rocinha.

Os dirigentes dos três blocos, em comum acordo, reuniram-se e fundaram a Acadêmicos da Rocinha, que tem como símbolo a borboleta e as cores azul, verde e branca.

Desde então, o trabalho não parou e a comunidade se viu mais forte e mais unida. Nestes 17 anos de fundação, a Acadêmicos da Rocinha ostenta seis campeonatos.

QUEM FAZ O CARNAVAL

Desfile da escola de samba Academicos da Rocinha do grupo de acesso na avenida Marques de Sapucai.


A Acadêmicos da Rocinha, em sua essência, é muito mais que uma escola de samba, é uma escola de vida. E uma vida vivida intensamente por um povo que ama sua agremiação e faz dela um motivo a mais para levantar todos os dias e trabalhar duro. A rocinha é uma escola de samba que tem o amor em sua essência. Um amor praticado a fundo por nossa gente.

Luiz Carlos Bruno


O dono da idéia


Nascido no Rio de Janeiro e morador de Niterói, Bruno esteve na Unidos da Tijuca de 1987 a 2009, sendo responsável pelos cargos de: diretor de ala, diretor de quadra, diretor geral de carnaval, chefe do ateliê de fantasias e do barracão de alegorias.

De 2007 a 2009, ele foi carnavalesco da escola do Borel. Bruno também teve uma passagem na década de 1980 pela Acadêmicos do Cubango como diretor de carnaval.

Desde 2011 é o carnavalesco da Acadêmicos da Rocinha onde comandou o carnaval do vidro, com o enredo “Rocinha, estou vidrado em você!”. Em 2012 assinou o enredo “Vou colocar teu nome na praça” e em 2013 será responsável por levar para a avenida o enredo “Mistura de Sabores e Raças: Uma Feijoada à Brasileira”.

Leléu


Interprete


Leléu começou no samba aos 14 anos como ritimista. Quando descobriu que gostava de cantar o segundo passo foi compor um carro de som para poder ganhar experiência. em 2006 já era o cantor principal da Independente da Praça da Bandeira na Marquês de Sapucaí. Em 2010 teve uma ótima passagem pela Rocinha cantando o enredo “YKamiabas”.

Em 2012, Leléu retornou a Princesinha da Zona Sul para defender a escola no carnaval 2013. Com todo respeito: ARREBENTA LELÉU!!!!!!!!!!!!!

Mestre Maurão

No Ritmo Avassalador da Bateria


Depois de sete anos afastado, Mauro Jorge do Nascimento retorna à escola onde foi diretor de bateria durante o comando de Jorginho, entre 1999 e 2001.Maurão tem passagem como diretor de bateria da Unidos da Tijuca (1999-2001), Grande Rio (2003) e pela escola de samba de São Paulo, Leandro de Itaquera (2002 e 2004); e como mestre de bateria, ele esteve na agremiação paulista Império da Casa Verde (2005). Desde 2002, o morador da Cruzada São Sebastião, no Leblon, é músico e professor da Oficina de Percussão do Grupo Monobloco.

Aos 32 anos, sendo 20 dedicados ao carnaval, o mestre já desfilou como ritmista da Acadêmicos da Rocinha, Unidos da Tijuca, Estácio de Sá e Viradouro. “Estou muito feliz pelo convite e por retornar a Acadêmicos da Rocinha. Apesar de estar afastado, sempre ia aos ensaios da escola, me sinto em casa lá na quadra. Quero fazer um belo trabalho. Será uma grande responsabilidade levar a escola ao lugar que ela merece: o Grupo Especial”, afirmou Maurão.

Mauro Nascimento promete surpresas na bateria da escola em 2013 e um ritmo mais cadenciado para a agremiação levantar a primeira taça de campeã do novo Grupo Ouro.

Diogo Fran e Ana Carolina Valle


Guardiões do Pavilhão


Neta do saudoso sambista Nadinho da Ilha, Ana Carolina Valle começou a carreira por influência do avô, que vivia falando que ela tinha a elegância e a classe de uma porta-bandeira. “Meu avô era muito amigo do mestre Dionísio e me levou para o projeto que ele coordena até hoje no Sambódromo (a Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte Manoel Dionísio).

Fiquei encantada. Participar desse projeto foi fundamental pra mim”, – conta Carol. Depois de um ano no projeto, Ana Carolina se tornou porta-bandeira principal na Infantes da Piedade e depois na Unidos do Cabral. Mas o grande divisor de águas em sua vida foi, aos 14 anos, passar no teste para entrar na Acadêmicos da Rocinha. “Hoje posso dizer que sou Rocinha de coração.

Em todos esses anos aqui fui muito bem tratada, aprendi muito, foi uma grande escola para minha vida. E espero agora retribuir tudo isso com muito empenho e dedicação para trazer a nota dez”. Nos últimos três anos Ana Carolina Valle desfilou como 2ª porta-bandeira da Princesinha da Zona Sul.

Em 2012 estreou como 1ª porta-bandeira da azul verde e branco de São Conrado. Agora tem a responsabilidade de conduzir o pavilhão da agremiação rumo ao título do carnaval 2013. Ele vai para seu terceiro ano como 1ª metre-sala da Acadêmicos da Rocinha e em 2011 conseguiu a segunda maior média de notas no Grupo de Acesso A.

Sérgio Lobato


Coreógrafo da Comissão de Frente


Quando sua equipe entra na avenida é espetáculo na certa. Diretor artístico da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, única fora da Rússia, Sérgio Lobato é o responsável pela comissão de frente da Princesinha da Zona Sul desde 2011.

Em dois anos já acumula 7 prêmios pela escola, cinco deles só no ano passado. Lobato estreou no carnaval carioca em 2005 coreografando a abertura da Tradição, em 2005 (Chineses), no ano seguinte entrou na Tijuca com força total com Os Mozarts.

Vem de lá sua parceria de sucesso com o carnavalesco Luiz Carlos Bruno. Em 2013, o coreógrafo promete surpreender o público e conquistar mais uma vez o reconhecimento dos torcedores que forem ao desfile.

Caju


Diretor de Harmonia


Ele entrou no mundo do samba em 2005 e em sua segunda passagem pela agremiação já está assumindo um dos cargos mais importantes de uma escola.

Aos 31 anos, Julio Cesar Gonçalves Duarte, o Caju, chega à Acadêmicos da Rocinha em uma momento importante e terá muito trabalho pela frente. “Em uma reunião com a direção de carnaval veio o pedido de alguém com experiência para assumir o cargo que estava sob a tutela deles e precisava de mais atenção. Já que nosso objetivo é colocar novamente a Rocinha no grupo especial, fizemos o contato com o Caju que prontamente se colocou à nossa disposição e aceitou o desafio.” – contou o presidente da escola Darlan Santos.

Caju sabe que terá muito trabalho pela frente mas está otimista e tem certeza que poderá contar com a ajuda de todos os componentes e diretores de harmonia da escola. “Temos muito trabalho pela frente. Sabemos que ficou mais difícil, são mais escolas, menos tempo e a Rocinha não diminuiu seu tamanho. Precisamos conversar e trabalhar bastante, rever vídeos e acertar os detalhes. O diretor de harmonia não desfila, não se diverte. Ele é responsável por fazer tudo dar certo. E podem ter certeza, dedicação não vai faltar.” – declarou o novo diretor de harmonia da Princesinha da Zona Sul.

Em relação ao chão da escola, Caju sabe da importância da integração com a comunidade. “vamos realizar reuniões e trazer a comunidade pára junto de nós. O canto é muito importante e vamos trabalhar bastante para trazer a pontuação máxima não só em harmonia, mais em conjunto e evolução também.” – finalizou.

Caju já estará no comando da equipe na final de samba-enredo que acontece neste sábado, às 22h, na quadra da escola.

 

NOSSOS PRESIDENTES


Desde sua fundação, no final dos anos 80, a Acadêmicos da Rocinha sempre realizou grandes carnavais que a credenciaram a estar por duas vezes no grupo Especial. E o segredo de tanto sucesso é uma gestão sempre competente. Grandes nomes passaram pela presidência da escola que hoje é comandada por Darlan Santos.

Darlan Santos

2012 – Atual

Déo Pessoa

2010 – 2012


Maurício Mattos

2003 – 2010


Ivan Martins

1999 – 2003


Tânia Batista

1998 – 1999


Izamilton Gois

1995 – 1997


Luiz Carlos Batista

1990 – 1994


Ailton Roza

1988 – 1989

CRONOLOGIA 2010 A 2013

CARNAVAL DE 2013 – FICHA TÉCNICA


Ficha técnica
Enredo
Samba
Fantasias
Enredo
Mistura de Sabores e Raças: Uma Feijoada à Brasile

Autor do Enredo
Luiz Carlos Bruno

Carnavalesco
Luiz Carlos Bruno

Resultado

Ordem de Desfile

Data e Local
08/02/2013 no(a) Marquês de Sapucaí

Presidente
Darlan Santos

Diretor de Carnaval

CARNAVAL DE 2012 – FICHA TÉCNICA
Ficha técnica
Enredo
Samba
Fotos
Fantasias
Vídeos
Enredo
Vou colocar teu nome na praça

Autor do Enredo
Luiz Carlos Bruno

Carnavalesco
luiz Carlos Bruno

Resultado
9

Ordem de Desfile
2

Data e Local
18/02/2012 no(a) marquês de Sapucaí

Presidente
Déo Pessoa

Diretor de Carnaval

CARNAVAL DE 2011 – FICHA TÉCNICA
Ficha técnica
Desfile
Enredo
Samba
Fotos
Fantasias
Vídeos
Enredo
Estou vidrado em você

Autor do Enredo
Luiz Carlos Bruno

Carnavalesco
Luiz Carlos Bruno

Resultado

Ordem de Desfile

Data e Local
06/03/2011 no(a) marquês de Sapucaí

Presidente
Déo Pessoa

Diretor de Carnaval

CARNAVAL DE 2010 – FICHA TÉCNICA
Ficha técnica
Enredo
Samba
Fotos
Fantasias
Vídeos
Enredo
Ykamiabas

Autor do Enredo
Fabio Ricardo

Carnavalesco
Fabio Ricardo

Resultado

Ordem de Desfile

Data e Local
00/00/0000 no(a) marquês de Sapucaí

Presidente
Maurício Mattos

Diretor de Carnaval