Desenvolva o hábito de leitura de notícias seguindo estes 7 passos simples

Um jornal é um pedaço de uma publicação que informa, atualiza e gera conscientização nos leitores sobre os acontecimentos, desenvolvimentos, descobertas de todo o mundo. Torna um indivíduo intelectual e consciente, abrindo-o diariamente para os acontecimentos de todo o mundo e tirando-o do esquecimento. Jornais, em idiomas locais e globais, são facilmente acessíveis a pessoas que desejam se expor a uma infinidade de informações. E, uma vez que ele adquira o hábito, ele ficará com ele por toda a vida. Diz a equipe Gazeta Mineira.

Como cidadão responsável, é nosso dever moral estar ciente das questões, desenvolvimentos que cercam a sociedade em que vivemos, para que possamos contribuir com a nossa parte para o bem-estar econômico e social do mundo. Nesse sentido, a leitura de um jornal é um bom hábito, pois não só gera consciência nos leitores, mas também infunde confiança nos leitores, dando forma a intelectuais que detêm a capacidade de mudar o mundo. Também aumenta a capacidade de pensamento dos leitores, o que leva ainda ao aprimoramento e à criação de novas ideias inovadoras.

Desenvolver um hábito de leitura de jornais é uma tarefa problemática encontrada pela maioria dos alunos que consideram a leitura de jornais mundana e chata. Hoje, a maioria dos alunos é tão seduzida por distrações desnecessárias que não percebem quão construtivo e produtivo é um hábito regular de leitura de jornais. Então, como se pode inculcar esse hábito de leitura? Que passos se deve seguir?

Aqui estão algumas dicas através das quais você pode construir um hábito de leitura de jornais –

1. Desenvolva o Zelo

Determinação é a chave para fazer qualquer coisa. Deve-se ter aquela saciedade insaciável de conhecimento para satisfazer a qual eles contam com jornais para informação mundial. Crie um zelo dentro de você para descobrir exatamente o que está acontecendo no país e no mundo em que você vive. Pense que quando você está ciente dos problemas predominantes na sociedade, você pode trabalhar para eles e se tornar um cidadão responsável. Prepare uma rotina após a qual você pode começar o dia lendo um jornal. 

2. Apenas faça

Desenvolver qualquer hábito requer ritmo e consistência. Então, você precisa se forçar a ser regular na leitura de um jornal depois de começar com o mesmo. Você pode se sentir desinteressado no começo, mas é essa relutância que você precisa vencer. 

3. Discutir

Tenha discussões sobre as notícias com seus amigos. Isso o ajudará a formar opiniões mais fortes sobre diferentes questões e também criará confiança em você para realizar discussões e debates.

4. Comece com sua seção favorita

O que te interessa? É esportes, política, editorial, assuntos nacionais ou assuntos atuais? Começar com sua seção favorita aumenta sua energia para continuar lendo outras seções também. 

5. Leia as manchetes com atenção

São as manchetes que resumem sobre o que é o conteúdo. Portanto, você deve prestar atenção adequada às manchetes antes de decidir se a respectiva informação é importante ou insignificante.

6. Defina limites de tempo

Isso significa que você deve definir uma duração de tempo que deseja dedicar à leitura do jornal. Durante esse período, você deve fazer sua leitura com concentração, mantendo todas as distrações de lado.

7. Encontre um lugar tranquilo

Você só pode ler um jornal corretamente se estiver sentado em um ambiente tranquilo. Distrações como televisão, celular, barulhos desnecessários podem atrapalhar sua concentração e fazer você se sentir desinteressado. Seguindo os passos mencionados, você começará a adquirir o hábito de ler jornais e se tornará um cidadão consciente do mundo. Você deve perceber que onde quer que esteja e faça o que fizer, de forma alguma a leitura de jornais pode ser um hábito improdutivo para você. Em vez disso, é necessário e vital para o seu crescimento e intelecto.

Quando se trata de ler jornais, muitas vezes assume-se que é uma atividade para adultos. Mas a verdade é que o jornal é muitas vezes um meio negligenciado de entretenimento e aprendizado para as crianças. Se parece difícil inculcar a leitura de jornais como um hábito diário em seu filho, comece fazendo isso uma vez por semana. Os jornais de domingo, especialmente, têm muito mais conteúdo que também atende aos interesses das crianças. Vejamos algumas das razões pelas quais os hábitos de leitura de jornais podem ser úteis para seus filhos.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

MELHORA A COMPREENSÃO DE LEITURA

Ler jornais é uma ótima maneira de desenvolver a capacidade de leitura em seu filho. Esteja você lendo um jornal em inglês ou um jornal em hindi, a leitura certamente ajudará seu filho a dominar o idioma. Consumir tanto conteúdo em uma variedade de assuntos diferentes também aumentará o vocabulário do seu filho. É bom manter um dicionário quando seu filho estiver lendo o jornal. Sempre que encontrarem uma nova palavra, deixe-os abrir o dicionário e descobrir seu significado. Esta é uma maneira incrível de melhorar o vocabulário das crianças, e isso também fará com que elas aprendam a usar um dicionário. Outra forma é fazer uma lista de todas as palavras novas durante a leitura do jornal e pesquisar os significados após terminar a leitura, caso prefira não interromper a atividade de leitura da criança.

MELHORA A CAPACIDADE DE ESCRITA

Antes de se tornar um bom escritor, é vital tornar-se um bom leitor. Ler jornais ajuda as crianças a melhorar suas habilidades de escrita. O aumento do vocabulário torna sua expressão melhor. Eles podem expressar suas ideias e opiniões de forma mais criativa e clara. Hábitos regulares de leitura de jornais também podem ajudar seus filhos a se tornarem escritores profissionais no futuro. Isso desenvolverá seu interesse em escrever e aprimorará suas habilidades.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES

O jornal cobre muitos assuntos como condições meteorológicas, geografia, jardinagem, imobiliário, entretenimento, literatura, etc. Também nos mantém atualizados sobre assuntos atuais e nos informa sobre notícias nacionais e internacionais. As crianças podem aprender muito com isso. Haverá muitas coisas presentes no jornal que eles não aprenderão em seus livros didáticos ou em suas salas de aula.

Como os jornais cobrem uma variedade tão grande de assuntos como clima, desastres naturais, crimes e política local e global, isso aumentará tremendamente a exposição do seu filho. As crianças costumam ler histórias de fantasia e, embora a fantasia e a imaginação sejam necessárias, também é crucial ajudar a criança a ter uma ideia sobre o mundo real. O aumento da exposição também desenvolverá o pensamento crítico em seu filho. Afinal, educação e aprendizado não se resumem a acumular fatos e absorver informações. A verdadeira aprendizagem acontece quando as crianças são ensinadas a usar suas mentes. Educar-se no verdadeiro sentido significa abrir a mente das crianças e ensiná-las a pensar e não o que pensar.

DESENVOLVE FOCO E CONCENTRAÇÃO

As crianças têm pouca atenção, e a maioria das crianças tem dificuldade em se concentrar em uma coisa, pois se distraem com bastante facilidade. Ler um jornal e ficar absorto nele ajudará as crianças a melhorar seu poder de concentração e foco. Isso também incutirá paciência neles, pois essa atividade certamente requer atenção e paciência.

Fonte: https://www.gazetamineira.com.br/brasil/quina-aposta-unica-leva-premio-de-r-134-milhoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.