Por que mudar para produtos de limpeza ecológicos?

Quais são os problemas com os produtos de limpeza convencionais?

Os produtos de limpeza clássicos são frequentemente mostrados para nós em sua melhor luz: eficiência, cheiro limpo, cores bonitas, etc. Mas isso sem contar com o outro lado da moeda, que é muito menos alegre. Em 2016, o UFC-Que Choisir conseguiu mostrar que a maioria dos produtos de limpeza contém substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Alguns fabricantes usam conservantes (MIT, benzisotiazolinona, etc.) que podem causar alergias. Quanto ao ácido clorídrico, embora eficaz na descalcificação, é sobretudo muito corrosivo e pode, portanto, danificar os olhos, a pele, os órgãos respiratórios, etc. Se misturado com alvejante, forma um gás de cloro venenoso. A ser evitado, portanto.

Agora, para ensinar meus filhos a fazer o mesmo com suas camas! Por este motivo, sugerimos que acesse o site: http://azulservice.com.br/ o serviços de limpeza profissional é importante para que os especialistas nesta área cuidem das tarefas mais árduas uma ou duas vezes por semana.

Existe necessariamente um produto por uso?

Um produto para o banheiro, outro para a cozinha, os sanitários, o piso, as janelas… Sente-se perdido? É normal. Em nossa sociedade de consumo, cada uso tem seu produto de limpeza . À força de vê-los nas prateleiras dos supermercados, nos acostumamos com eles. Difícil encontrar o caminho de volta. Mas acima de tudo, é realmente útil e necessário? A resposta é obviamente negativa.

Adeus greenwashing e marketing! Ao limpar, um único limpador multiuso será suficiente . Não é mais necessário. Basta diluir para manutenção de rotina e usá-lo imediatamente quando as manchas forem muito difíceis de remover.

Nossa ideia de clean foi pensada em torno da visão de uma superfície imaculada e um cheiro bom. Claro, estes não são sinais óbvios de limpeza. Os hábitos às vezes enganam. O primeiro passo antes de obter produtos de limpeza ecológicos será, portanto, evitar todas as representações que possamos ter .

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Quais são as vantagens dos produtos de limpeza ecológicos?

Por que escolher um produto de limpeza ecológico ? Aqui estão as diferentes razões:

  • A limpeza verde é conveniente . Não há necessidade de procurar muito. Os produtos para limpar as suas superfícies estão simplesmente… no seu armário! Vinagre branco , bicarbonato de sódio , limão ou mesmo sabão de Marselha , apenas produtos fáceis de obter.
  • A limpeza verde é econômica . Os produtos que você encontra nas farmácias são baratos, e ainda mais se você os comprar em embalagens grandes. Não procure mais, economize dinheiro!
  • A limpeza verde é mais saudável Chega de produtos que contenham misturas químicas irritantes ou cancerígenas. No entanto, isso não significa que os produtos ecologicamente corretos não sejam abrasivos. Alguns requerem manuseio cuidadoso.
  • A limpeza verde é melhor para o meio ambiente . Os produtos essenciais para a limpeza ecológica são muito simples, não nocivos e respeitadores do meio ambiente . Além disso, ao comprá-los em embalagens grandes ou a granel, você limita o acúmulo de resíduos.
  • Trabalhos de limpeza verde . Os ingredientes de origem natural que compõem os produtos de limpeza ecológicos são de alta qualidade e tão eficazes quanto os produtos aos quais você está acostumado. Não mais supérfluo, apenas essencial!

Que alternativas ecológicas aos produtos de limpeza existem?

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Produtos ecológicos essenciais para a limpeza

Se você decidiu adotar produtos de limpeza verdes , agora é a hora de saber quais são essenciais para uma manutenção eficaz.

  1. Água . Começamos pelo mais óbvio, mas que muitas vezes é esquecido. A água é mais do que suficiente para limpar superfícies pouco sujas . Para manchas difíceis, é possível mergulhá-las em água. Isso possibilita a remoção de uma peça sem a necessidade de usar produtos muito agressivos. Perfeito para fogões! Às vezes, a água também é usada para diluir produtos muito concentrados para o uso pretendido.
  2. Vinagre branco . Para desinfetar, descalcificar uma chaleira ou cafeteira, desodorizar, desentupir uma máquina de lavar roupa ou loiça… O vinagre branco é polivalente, biodegradável e essencial para uma limpeza ecológica. Frio ou quente, é usado para limpar um pouco todas as superfícies. E mais, encontra-se em todo o lado: nos supermercados, nas lojas ecológicas ou nas drogarias.
  3. Bicarbonato de sódio . Produto econômico, é um abrasivo leve. É particularmente eficaz na limpeza, suavização e eliminação de maus odores . Para tirar os odores do frigorífico, fazer a manutenção dos tubos, limpar o forno… É tão multiusos como o vinagre branco.
  4. Sabão de Marselha . É perfeito para pratos. Você apenas terá que esfregar sua esponja ecológica lavável nela. Também é usado para fazer seu próprio detergente caseiro , mas também para limpar superfícies. Aconselhamos a favorecer o sabonete de Marselha com 72% de óleos vegetais (coco, azeitona, etc.).
  5. Cristais de soda . Você deve dissolvê-los em água quente e usar luvas antes de usá-los. Eles podem remover várias manchas de frutas, sangue ou graxa. Muito eficaz em superfícies sujas como latas de lixo ou exaustores de cozinha . Eles também podem ser usados ​​para lavar roupas ou para restaurar o brilho de vidraria.
  6. Sabonete preto . Seja para interiores ou exteriores, desengordura e limpa pavimentos e superfícies. Você também pode usá-lo para limpar janelas ou soltar roupas. Aconselhamos a dissolvê-lo em um pouco de água quente, pois geralmente é muito concentrado. Como bônus, também pode servir como repelente contra insetos que podem invadir suas plantas.
  7. O limpador multiuso caseiro . Um pequeno truque da vovó. Para fazer o seu próprio produto de limpeza que se adapta a todas as situações do dia-a-dia. Misture vinagre branco e água quente em proporções de 1/3; 2/3. Suas bancadas, pias e janelas vão brilhar com mil luzes! Para um cheiro melhor, você pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais, mas nada essencial.
  8. Panos de microfibra . Terminamos com mais um essencial da limpeza ecológica. As fibras de poliéster e poliamida são muito eficazes na limpeza de todas as superfícies e na captura de poeira. Graças à alta capacidade de absorção do pano de microfibra, você pode reduzir a quantidade de produtos ou até mesmo usar apenas água. Você pode lavar o pano de microfibra pelo menos 300 vezes se cuidar dele. O que fazer para fazer grandes economias e principalmente limitar seus resíduos.
Fonte de reprodução: Adobe Stock

Outros produtos de limpeza ecológicos

Para completar o essencial da manutenção ecológica, você também pode usar os poucos produtos que seguem, de acordo com sua escolha.

  • Óleos essenciais . Eles serão usados ​​para dar sabor aos seus produtos se você não suportar o cheiro. Eles não são recomendados para mulheres grávidas ou lactantes.
  • O sal . Graças às suas propriedades abrasivas, pode ser combinado com vinagre branco para remover manchas de chá ou café do fundo das xícaras. É frequentemente usado como pasta abrasiva, mas deve ser evitado em superfícies frágeis.
  • A Terra dos Sommières . Remove manchas gordurosas de pisos ou tecidos.
  • percarbonato de sódio . É frequentemente usado em receitas para fazer sua própria lixívia. Permite branquear a roupa, desengordurar as juntas, etc. Tenha o cuidado de usar luvas ao manusear.
  • Suco de limão . É o melhor substituto para o vinagre. Permite, além de perfumar, limpar e desincrustar.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Limpeza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.